**OUVIDORIA PARTICIPA DA II EDIÇÃO DO CAFÉ FILOSÓFICO**

Aconteceu nesta quinta feira 10/10/2018 na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Conceição de Souza a II Edição do Café Filosófico, com o Tema “Política” e delimitação “Democracia”.

O Café Filosófico é um movimento cultural no qual a manifestação de ideias e pensamentos pode ocorrer fora dos métodos tradicionais de ensino. A intenção do grupo é desenvolver a prática de debates e reflexões fora da sala de aula, possibilitar o acesso a temas que são do domínio da filosofia, da sociologia, da história, da arte e de outras áreas do saber, e ampliar o conceito de formação acadêmica como sendo também uma prática exercida no cotidiano.
Originados da chamada Filosofia Prática, os encontros promovidos em bares, praças, livrarias, shopping centers, teatros e cafés permitem que o pensamento filosófico seja construído sem amarras, muitas vezes com o apoio de instituições educacionais, porém sem nenhum tipo de limite acadêmico.
O Café Filosófico pretende retomar a antiga modalidade de aplicar os conhecimentos filosóficos à vida de todos os dias. Seu antecedente mais remoto é Sócrates, filósofo grego, que concebia as conversas sobre temas filosóficos como método de ajuda para a reflexão sobre temas concretos.

Houve várias apresentações pelos alunos do ensino médio nos três períodos através de: Teatros, paródias, jograis e principalmente através das mesas de debates e ensaios onde os alunos apresentaram brilhantemente os temas como:

• A importância e a função da política na sociedade;
• A visão de politica para filósofos como Platão, Aristóteles e Confúcio;
• Os três poderes que governam o país (Executivo, Legislativo e Judiciário);
• Análise das Constituições brasileiras ao longo de sua trajetória como país independente, bem como, dos principais pontos que configuram cada uma das sete Cartas Magnas que estiveram em vigor no Brasil;
• Democracia e cidadania;
• Análise do regime democrático brasileiro em comparação com outras democracias pelo mundo;
• Políticas públicas;
• A impunidade, a violência, inflação, carga tributária, precariedade do sistema de saúde e educação, escândalos de corrupção são as dificuldades que o povo brasileiro enfrenta diariamente;
• Como a corrupção no Brasil afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos, pois diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida.

A Câmara Municipal de Machadinho teve a honra de participar através de sua Ouvidoria, onde o Ouvidor Paulo César de Mello destacou o brilhante trabalho e a coragem dos Professores e alunos em utilizar este tema que atualmente é tão mal visto pela sociedade. Destacou também a forma em que foram apresentados, sendo de uma maneira crítica construtiva, onde os alunos deixaram claro que a responsabilidade de melhorar nosso Brasil é de todos, políticos e sociedade, através da Participação e Controle Social.